No dia 28 de janeiro de 1955, sobre a idealização de Dom José de Medeiros Delgado (1905 – 1988) e do clero do Maranhão, foi fundada a Sociedade Maranhense de Cultura Superior – SOMACS, associação sem fins lucrativos, com caráter religioso, educacional, cultural e beneficente, tendo como missão a promoção da cultura superior no Estado do Maranhão.
Nestes 70 anos de atividade, a SOMACS exerceu a maioria de suas atividades por meio da atual Faculdade Católica do Maranhão – FACMA, localizado no coração do Maranhão. Dedicando-se à formação sacerdotal, à preparação e capacitação de lideranças religiosas, professores e agentes sociais, destacando-se pela promoção de uma educação alicerçada na Educação Integral e nos Princípios Cristãos.
Durante sua trajetória de comprometimento com a Cultura Superior no Maranhão, a SOMACS tornou-se protagonista da defesa, do apoio e da consolidação do ensino superior, idealizando e coordenando os esforços, junto a Academia Maranhense de Letras e a Fundação Paulo Ramos, para a criação da Universidade Católica do Maranhão, que se deu em 1958. De acordo com o regimento da SOMACS, sua missão incluía a criação de uma faculdade, uma biblioteca, um museu e uma Universidade Católica.
A SOMACS atualmente possui como membros atuais, os 12 bispos da Província Eclesiástica do Maranhão, a saber:

Diretor Presidente da SOMACS
Bispo da Diocese de Carolina

Presidente da CNBB N5
Arcebispo da Arquidiocese de São Luís

Diretor Financeiro da SOMACS
Bispo da Diocese de Viana

Diretor Secretário da SOMACS
Bispo da Diocese de Pinheiro

Membro SOMACS
Bispo da Diocese de Coroáta

Membro SOMACS
Bispo da Diocese de Caxias

Membro da SOMACS
Bispo da Diocese de Zé Doca

Membro da SOMACS
Bispo da Diocese de Grajaú

Membro SOMACS
Bispo da Diocese de Brejo

Membro SOMACS
Bispo da Diocese de Imperatriz

Membro da SOMACS
Bispo da Diocese de Zé Doca

Membro da SOMACS
Bispo da Diocese de Balsas
As 12 dioceses compõem o Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, órgão da Igreja Católica no Brasil que compreende as circunscrições eclesiásticas do Estado do Maranhão. A Fundação do Regional se deu em 1990 durante a 28ª Assembleia Geral da CNBB, em itaici (SP).