HISTÓRICO

     No dia 28 de janeiro de 1955, sobre a idealização do clero do Maranhão, foi fundada a Sociedade Maranhense de Cultura Superior – SOMACS, associação sem fins lucrativos, com caráter religioso, educacional, cultural e beneficente, tendo como missão a promoção da cultura superior no Estado do Maranhão

     Nestes quase 70 anos, a SOMACS exerceu a maioria de suas atividades por meio do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, o IESMA, localizado no coração do Maranhão, sendo hoje a atual Faculdade Católica do Maranhão. Dedicando-se à formação sacerdotal, à preparação e capacitação de lideranças religiosas, professores e agentes sociais, destacando-se pela promoção de uma educação alicerçada na Educação Integral e nos Princípios Cristãos.

Durante sua trajetória de comprometimento com a Cultura Superior no Maranhão, a SOMACS tornou-se protagonista da defesa, do apoio e da consolidação do ensino superior, idealizando e coordenando os esforços, junto a Academia Maranhense de Letras e a Fundação Paulo Ramos, para a criação da Universidade Católica do Maranhão, que se deu em 1958. De acordo com o regimento da SOMACS, sua missão incluía a criação de uma faculdade, uma biblioteca, um museu e uma Universidade Católica

     A Universidade Católica do Maranhão, integrou a Faculdade de Filosofia de São Luís do Maranhão (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Serviço Social, Escola de Enfermagem São Francisco de Assis. A Sociedade Maranhense de Cultura Superior, continuou sendo a mantenedora da Universidade, até 1966, quando por meio de um acordo com o Ministério da Educação e da Cultura a SOMACS deixou de ser a mantenedora da instituição que se tornou administrada pela União, através de uma fundação própria, a Fundação Universidade do Maranhão.

    Compreendendo a necessidade de uma educação que se conforma-se com a missão da SOMACS, a mesma em 1976, funda o Centro de Estudos Teológicos, o CET. Que logo se destacou como sendo um polo de formação de lideranças cristãs, de agentes sociais, docentes e na sua profunda contribuição para a formação sacerdotal do Maranhão. Outra alteração ocorreu ainda em 1984, quando a SOMACS, transformou o CET, no Centro Teológico do Maranhão, o CETEMA, como forma de aperfeiçoar ainda mais sua missão.

   Às portas do novo milênio, em 1999 o CETEMA, tornou-se IESMA – Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, mudança que teve como objetivo principal atender às exigências do Ministério da Educação e oferecer à sociedade maranhense um ensino superior comprometido com a excelência acadêmica, por meio do curso de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião que fossem reconhecidos pelo MEC. De modo a conservar sua missão e maneira única de atuar no estado.

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO - IESMA
Educação com Ética e Responsabilidade

    Em 2024, na véspera da celebração dos 70 anos de fundação da SOMACS, a Direção Superior oficializou a mudança de nome do IESMA, que passou a se chamar Faculdade Católica do Maranhão – FACMA. A alteração na denominação tem como objetivo aproximar ainda mais a instituição da missão para a qual foi originalmente concebida, desde a fundação da SOMACS, como um centro de promoção de uma educação baseada na Educação Integral e nos Princípios Cristãos.

conheça mais da nossa história de comprometimento com o ensino superior no maranhão