REVISTA ECOS
ecos@facmaedu.com.br
Editor-Chefe:
Prof. Me. Pe. Anderson Pereira
anderson@facmaedu.com.br
Editor de Layout:
Prof. Hugo Pinheiro Costa prof.hugo@facmaedu.com.br
Revisão Editorial:
Profa. Esp. Lúcia Cristina Ferreira Lopes
luciacristina@facmaedu.com.br
Prof. Me. Raimundo Nonato Portela
portela@facmaedu.com.br
Equipe Editorial
Prof. Me. Anderson Costa Pereira (FACMA)
Profa. Dra. Edna Selma David Silva (UFMA)
Prof. Dr. Cláudio Roberto S. Cruz (FACMA)
Prof. Dr. José Carlos de Castro Dantas (FACMA/UEMA)
Prof. Dr. Janilson José Alves Viegas (UFMA)
Prof. Dr. Reuberson Rodrigues Ferreira (PUC/SP)
Prof. Me. Gutemberg de Sousa Feitosa (FACMA)
Prof. Me. José Francisco Rodrigues Neto (FACMA)
Prof. Me. Raimundo Nonato Araújo Portela (FACMA)
Prof. Dr. Alfredo Viana Avelar (PUC/RS)
Prof. Me. Carlos Fernando Silva Brito (UFMG)
Prof. Me. Tiago Cosmo da Silva Dias (PUC/SP e Fac. Dehoniana)
A Revista ECOS foi fundada em 2003 pelo então Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), sobre a Direção do Frei Pedro Antônio Zanni, tendo como Editor-Presidente o então Prof. Me. Janilson Viégas, sob a Coordenação do então Padre Sebastião Bandeira (hoje Dom Sebastião Bandeira) e a Produção Editorial da Prof. Lúcia Cristina Lopes.
A revista é de cunho interdisciplinar e está voltada para a promoção e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Filosofia, Teologia, Ciências da Religião e áreas afins. Em sua primeira edição, o então Diretor Geral Frei Pedro Antônio justificou a escolha do nome da revista afirmando que “Ecos representa seja o que o Instituto recebe da sociedade e é transformado pelo estudo e pela reflexão acadêmica, seja o que o Instituto transmite à sociedade e essa poderá aceitar, rejeitar ou ignorar. Ecos quer constituir um intercâmbio com a sociedade para que as duas entidades possam integrar e crescer progressivamente” (Ecos, 2003).
No dia 27 de setembro de 2024, durante a realização da 35º edição da Semana Acadêmica da Faculdade Católica do Maranhão, foi realizado o ato público e solene de relançamento da Revista ECOS, que mantém o anseio desta instituição em promover o diálogo interdisciplinar, abordando temas que envolvem a reflexão filosófica e teológica, assim como questões religiosas e culturais contemporâneas.
A cerimônia teve como presente o Prof. Me. Pe. Clemilton, Vice-Diretor da FACMA que falou sobre a importância da revista para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de motivar os discentes e docentes a tomarem parte da revista. Participou ainda da cerimônia o Prof. Me. Pe. Anderson Pereira que é o atual Editor-Chefe da Revista, que apresentou o novo formato da revista – o digital, objetivando ainda mais alargar os horizontes de transmissão, difusão e discussão acadêmica.