Os bispos das 12 dioceses do Maranhão estiveram reunidos na Privativa do Conselho Episcopal Regional (CONSER) do Regional Nordeste 5, que ocorreu entre os dias 3 e 6 de fevereiro na Casa de Retiros Oásis, em São Luís (MA). O encontro, que acontece ordinariamente duas vezes ao ano, é um momento de interação, reunião e avaliação com coordenações de pastorais e demais organismos ligados à administração eclesiástica.
Na manhã do dia 5, representantes da Faculdade Católica do Maranhão marcaram presença na Privativa, ocasião em que se realizou a Assembleia Geral da Sociedade Maranhense de Cultura Superior (SOMACS), mantenedora da instituição, o momento reuniu os membros e a Diretoria Executiva da Sociedade. Estiveram presentes o Presidente do Conselho Permanente, Dom Gilberto Pastana, o Diretor-Presidente, Dom Francisco Lima, o Conselheiro Fiscal, Dom Evaldo Carvalho, e o Secretário, Dom Elio Rama. Além deles, participaram o Diretor Geral da Faculdade, Prof. Me. Pe. Iran Gomes Brito, o Diretor Administrativo-Financeiro, Pe. Giuseppe Spiga, a Diretora Acadêmica, Profa. Ma. Henia Vieira Sobrinho, o Coordenador de Teologia, Prof. Me. Pe. José Francisco, o Contador, Sr. Pedro, e o Procurador Institucional, Prof. Hugo Pinheiro Costa.
A Assembleia teve início com a recitação da Hora Nona, do breviário, rezada pelos presentes. Em seguida, o Pe. Giuseppe Spiga apresentou a pauta do encontro, e a Profa. Ma. Henia Vieira Sobrinho, bem como o Diretor Geral fizeram um breve panorama das atividades desenvolvidas na Faculdade Católica do Maranhão, destacando os pontos estratégicos para o desenvolvimento institucional.
Durante a reunião, foram abordados ainda os pontos fortes e os desafios identificados desde a última assembleia, além das estratégias propostas para o aprimoramento contínuo da instituição. O encontro foi um momento ímpar de diálogo, avaliação e proposição de caminhos, permitindo que a SOMACS, mantenedora da Faculdade Católica do Maranhão, acompanhe de perto os processos institucionais e contribua para seu fortalecimento.
Texto: ASSECOM