NOTÍCIA

faculdade Católica realiza Missa em Ação de Graças pela Eleição Episcopal do Monsenhor Giuseppe Spiga

Na manhã desta terça-feira (20.02), a Faculdade Católica do Maranhão celebrou com alegria e gratidão a Santa Missa em ação de graças pela eleição do Monsenhor Giuseppe Luigi Spiga ao ministério episcopal. A celebração foi presidida por Dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís e Presidente do Regional Nordeste 5, além de membro da Diretoria da SOMACS.

A Missa contou ainda com a concelebração de Dom Xavier Gilles, Bispo Emérito da Diocese de Viana, que há mais de uma década acolheu o então Padre Giuseppe como Sacerdote Fidei Donum na Diocese de Viana. Também participaram o Padre Iran Gomes Brito, Diretor-Geral da Faculdade Católica, professores padres, formadores dos seminários do Regional e demais sacerdotes.

A celebração contou com a presença de alunos, professores e membros do corpo técnico-administrativo da Faculdade. Durante a homilia, Dom Gilberto Pastana recordou a trajetória do Monsenhor Giuseppe Luigi Spiga no Regional Nordeste 5, destacando sua atuação como pároco, vigário geral, reitor do Seminário de Viana, presidente da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) e, desde 2024, diretor administrativo-financeiro da Faculdade Católica do Maranhão.

Os membros da comunidade acadêmica, também manifestaram sua proximidade e gratidão. O aluno Talison Magno, representando o corpo discente, agradeceu o zelo pastoral do Monsenhor, confiando ao Bom Deus os frutos desta sua nova missão. O Presidente do COMISE N5 (Conselho Missionário dos Seminaristas), o Seminarista Mateus também expressou reconhecimento pela presença e acompanhamento solícito do Monsenhor ao longo de mais de oito anos junto ao COMISE. O Diretor-Geral da Faculdade, falando em nome do corpo docente, destacou a confiança de que o Monsenhor será ainda mais capacitado por Deus para o ministério episcopal, segundo a dinâmica do amor e do serviço.

Emocionado, o Monsenhor Giuseppe Luigi Spiga agradeceu as palavras de carinho e recordou sua chegada ao Maranhão há mais de 15 anos atrás. Ressaltou que compreende o ministério episcopal, recebido no último dia 17, como um chamado à confiança em Deus, e pediu orações para essa nova missão.

A Faculdade Católica do Maranhão, como comunidade acadêmica, expressa votos de um ministério fecundo, para que o Monsenhor Giuseppe seja uma presença fiel de Cristo Bom Pastor junto ao povo que lhe foi confiado. Como reforçado ao longo de toda a celebração, a Diocese de Grajaú ganhou e ganhou muito, e essa nomeação é motivo de alegria e esperança para toda a Igreja no Maranhão.

Texto: ASSECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *